EDUCAÇÃO INFANTIL

Brincar, criar, inovar e aprender

A Educação Infantil é a fase das descobertas e conquistas. Período em que o processo de ensino está voltado a favorecer o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de conviver, das habilidades motoras e da ampliação do repertório cultural. Esta é a fase em que potencializamos a aprendizagem e o desenvolvimento, integrando-os às brincadeiras, pois acreditamos que, por meio delas, a criança descobre o mundo, cria narrativas e fórmula questionamentos.

O nosso material didático é da Editora FTD, que tem como foco o trabalho com crianças em diferentes contextos educativos, estimulando-as em sua formação integral, social e emocional.

Temos parquinho interno e contamos com um parquinho na área externa, o único da cidade instalado a céu aberto, oferendo uma experiência sensorial ainda maior aos nossos pequenos.

ENSINO FUNDAMENTAL I

Vamos explorar o mundo do conhecimento

A formação do aluno passa, necessariamente, pela formação de um sujeito que se responsabiliza por suas escolhas, expressa-se com argumentos, percebe a diversidade como possibilidade de ampliação de conhecimento e repertório, busca estratégias coletivas para a resolução de problemas, compromete-se com as questões sociais e humanitárias e está preparado para atuar com a dinâmica das informações e mudanças na sociedade contemporânea.

Por isso, nossa proposta didática integra todas as áreas do conhecimento, tendo por centro a linguagem, em todas as suas formas – verbal, gráfica, estética e corporal –, pois é por meio dela que exploramos o mundo. Os conteúdos são apresentados sempre de modo articulado e em espiral, tendo como princípio a construção do conhecimento.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Caminhamos juntos para uma aprendizagem completa

Nossa missão é fazer com que o educando saiba definir as informações e modificá-las para o conhecimento construindo conexões, ao longo do seu crescimento. Uma caminhada marcada pela aprendizagem, pois somente esse processo possibilita a nitidez do entendimento e as pesquisas das novas tecnologias criando um vínculo importante na atuação do aluno na sociedade.

Desenvolvemos uma aprendizagem unificada, onde o a aluno domina os instrumentos para aprender e está preparado para entender um novo conteúdo quando precisar. Nossa reconhecida metodologia faz do hábito de estudo uma extensão natural de sala de aula, levando a pensar de forma organizada e eficiente.

O nosso educando está em contato integral com múltiplas formas de comunicação, uma imensa quantidade de informação e inúmeras ferramentas tecnológicas. Isso acontece em um mundo que apresenta grandes transformações sociais, econômicas e ambientais.

ENSINO MÉDIO

Novos saberes para o pleno exercício da cidadania

No Ensino Médio as potencialidades cognitivas dos alunos permitem que se mobilize uma quantidade maior de variáveis e informações durante o processo de aquisição de conhecimento. Por isso, os conteúdos conceituais apresentados no Ensino Fundamental são retomados em profundidade e extensão maiores, disponibilizando toda a complexidade envolvida na educação de um jovem às portas da universidade.

Entendemos que essa etapa da escolarização consolida as aprendizagens adquiridas ao longo do Ensino Fundamental, apresenta e aprofunda novos saberes, sem perder de vista um preparo para o pleno exercício da cidadania. Acreditamos que uma sólida compreensão dos saberes construídos e acumulados pela humanidade é imprescindível na formação de nossos estudantes.

Acreditamos que a organização e a autonomia andam lado a lado. Por isso, a proposta para o Ensino Médio permite flexibilidade e adaptação às peculiaridades facilitando a criação de processos e estratégias eficientes. Tudo isso permite a consolidação do hábito de estudo, dando plenas condições ao nosso aluno para escolher a universidade em que deseja ingressar.

PERÍODO INTEGRAL

Mais tempo para aprender: mais tempo para brincar!

O Projeto Ensino Integral é exclusivo para alunos de Educação Infantil e Fundamental I. Um dos objetivos é promover tempo para acompanhamento pedagógico na realização de tarefas e períodos de estudo.

As crianças passam o dia inteiro na Escola recebem refeições supervisionadas por nutricionista, tem o momento de convivência e descanso após o almoço.
Os projetos pedagógicos são elaborados, planejados e organizados de forma criativa e flexível. Todos aproveitam por mais tempo, de modo alegre e criativo todos os espaços do Colégio, onde o parquinho vira sala de aula e a quadra de esportes, uma biblioteca.

No Projeto Ensino Integral, são desenvolvidas atividades de expressão e movimento, psicomotricidade, música e teatro. Também há interação entre crianças de idades e séries diferentes, fazendo com que aprendam a compartilhar, auxiliar, conviver e respeitar as diferenças. É possível vivenciar momentos integradores, culturais, esportivos, lúdicos podendo assim ter um atendimento personalizado e diferenciado a cada criança.

Oportunizamos momentos de culinária, noções de nutrição, orientação adequada quanto aos hábitos e atitudes saudáveis da vida. Desenvolvemos projetos como: oficinas com sucatas, materiais recicláveis, cuidados com corpo e higiene e alimentação.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Catequese

A Catequese Católica é opcional e é oferecida gratuitamente para os do Ensino Fundamental I e II (3º ao 9º ano), em contra-turno. O Colégio conta com turmas de Catequese, 1º 2º e 3º anos, seguindo as diretrizes da Ação Evangelizadora da Diocese de Paranaguá.

Fanfarra

O ingresso na fanfarra propõe incentivar e promover o interesse pela música, priorizando educar e formar o indivíduo, contribuindo para o desenvolvimento global, a noção de responsabilidade, o espírito de solidariedade e cooperação, a formação cívica, a disciplina, a organização a atitude ética aprende a trabalhar em equipe.

Companhia de Dança

Formas de dança que desenvolvem a postura do corpo por intermédio de exercícios e técnicas específicas proporcionando liberdade graciosidade aos movimentos. Desperta o interesse artístico, cultural a musicalidade e o ritmo.

Violão

Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora as percepções, o estudo musical amplia o raciocínio das crianças. A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico em todas as idades, estimula o sentimento de convivência, proporciona melhorias no relacionamento interpessoal.

Ballet Clássico e Baby Class 

O ballet favorece o equilíbrio, a força e define as linhas do corpo, melhora a postura, tonifica a musculatura, aumenta a capacidade respiratório e cardiovascular, promove o desenvolvimento psicomotor e psicossocial.

Escolinhas de Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Judô e Jazz

Tendo como objetivo aperfeiçoar o desenvolvimento motor e despertar a criança para o a atividade física num espaço onde ele terá oportunidade de potencializar suas aptidões e descobrir seus talentos.

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Escola Digital

Aprender onde estiver! Estamos comprometidos em tornar a educação mais acessível, envolvente e eficaz para todos. Trabalhamos a cada dia com o objetivo de apoiar educadores, famílias e estudantes com informações, ferramentas e estratégias de aprendizagem a distância. E enquanto a educação ainda enfrenta um futuro incerto, uma coisa nós sabemos: que o aprendizado pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento.

Nossas parceiras as Editoras Moderna e Somos Educação, dispõe dentro de suas plataformas ferramentas e estratégias de ensino à distância com o objetivo de garantir que alunos não percam seu valioso tempo de aprendizado. Para aulas on-line utilizamos recursos dentro das plataformas proporcionando um ambiente virtual seguro e exclusivo, que garante a privacidade de nossos alunos e educadores, tornado assim nossa escola apta para a educação à distância desde Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em todo Litoral Paranaense o Colégio Diocesano Leão XIII foi a instituição que deu a resposta mais rápida e eficaz aos seus alunos nesse momento de crise, oportunizando a interação e a continuidade do ano letivo, sem interrupções.

Projeto Território da Leitura

O projeto foi elaborado com o intuito de semear leitores ativos dentro e fora da instituição escolar, criando e promovendo um ambiente leitor ao redor do aluno, começando com a participação dele e, aos poucos, se estendendo também para suas famílias. Com certeza, uma tarefa ousada para os dias de hoje, porque a criação desse ambiente não depende apenas da existência de livros na escola, mas também que a leitura esteja cada vez mais presente no cotidiano das crianças, como fonte de respostas e apoio para as suas indagações, e que se amplie para suas famílias.

Assim formaremos uma comunidade de leitores, formada por pessoas que procuram na leitura as respostas para problemas que precisam ser resolvidos, as informações de que necessitam, a satisfação para suas necessidades de conhecer outras culturas e viver intensas aventuras, enfim, tudo aquilo que uma boa leitura proporciona.

Ler e contar histórias para as crianças é suscitar o imaginário, é estimular para desenhar, para musicar, para teatralizar, para brincar e para escrever. Afinal, “tudo pode nascer de um texto”. (Fanny Abramovich)

Música em Família

O material tem como foco a livre expressão e autoria da criança por meio do brincar e das diversas linguagens artísticas. São propostas pedagógicas que valorizam a experiência e a produção cultural da criança, fortalecendo seu desenvolvimento integral. Além disso, ele inspira e convida os educadores a construírem um currículo vivo e singular, capaz de fortalecer o protagonismo infantil e a parceria da escola com a família. O conteúdo do material privilegia a criatividade, a curiosidade, as vivências e a relação da criança com a natureza e o coletivo. A Coleção traz poética e prazer ao aprendizado, pois parte da arte como forma primordial de desenvolvimento humano, proporcionando às novas gerações uma formação mais humana, plena e sensível.

O cerne dos projetos Música em Família é a experiência, no sentido do que realmente nos afeta e nos transforma. Com essa concepção aguçamos os modos de pensar a escola e cada proposta planejada, de modo que ganhem sentido e significado para crianças, educadores e toda comunidade escolar. As propostas valorizam um cotidiano que considera a experiência como parte importante do cuidado com a vida e do qualificar a existência humana.

Feira de Conhecimento 

O projeto tem o objetivo de demonstrar a interdisciplinaridade sem que as disciplinas percam suas especificidades, visando contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem como um processo mais dinâmico e de qualidade. A finalidade da feira é oferecer aos alunos oportunidade de vivenciar conhecimentos dos temas abordados nos projetos desenvolvidos.

Também pretende ajudá-los a desenvolver habilidades de organização e pesquisa, incentivando-os na construção e ação de projetos futuros. Os temas sempre são realcionados a assuntos sociais, como meio ambiente, educação, injustiças sociais, violência, valorização da pessoa, entre outros.

Semana da Criança 

Durante a semana do dia das crianças (outubro) nossos alunos de Educação Infantil e 1º ano ao 5ª ano participam de inúmeras atividades recreativas e educativas que promovem a interação entre os grupos e demais séries.

Todas as situações vividas pela criança desde a mais rotineira às mais ocasionais, são encaradas como “conteúdos educacionais” significativos da nossa proposta de Educar para a Vida, sendo convertidos em “momentos de aprendizagem”, como a Tarde do Soninho, Gincana e Jogos Integrativos, Tardes temáticas, piquenique, sessões educativas, etc.

Grupos de Estudos 

Direcionado aos Educadores, acreditamos que devemos estar sempre discutindo sobre o nosso fazer pedagógico, o Colégio Diocesano Leão XIII elabora um plano de formação continuada anual, para atender os desafios da educação.

Com encontros quinzenais, que possam garantir ao professor dar o suporte necessário para que encontre soluções educacionais para os novos desafios.

Educação Nutricional 

A escola é o ambiente onde as crianças crescem, aprendem e desenvolvem conhecimento e habilidades. É o local adequado para a promoção de alimentação saudável, servindo de instrumento de acesso à informação. O colégio conta com uma nutricionista para atuar nas turmas de Educação Infantil, 1º e 2º anos do Fundamental 1, que dentre suas inúmeras atribuições irá proporcionar uma maior conscientização do consumo alimentar adequado e suas correlações com a saúde e a qualidade de vida.

No ambiente escolar, a educação Nutricional desenvolve atividades que reforçam a transformação da escola em um ambiente favorável para formação de hábitos saudáveis, desenvolvendo atividades que proporcionem a aceitação da alimentação, como por exemplo, trabalhando com jogos lúdicos sobre a importância dos alimentos e oficinas culinárias, dentre outros.

Olimpíadas de Astronomia

A Olimpíada de Astronomia constitui um concurso organizado em âmbito nacional em que o colégio participa a partir do 4 º ano do Ensino fundamental.

Realizada em fase única e voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, em 2020 a OBA também irá ocorrer virtualmente. Com 22 edições disputadas desde 1998, a olimpíada já superou a marca dos 10 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 50 mil medalhas.

A edição de 2019 teve a participação recorde de 884.979 estudantes de 9.965 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.

Olimpíada Nacional de Ciências

Em 2020 a primeira fase da ONC aconteceu na modalidade e o Colégio Diocesano Leão XIII, teve 28 alunos classificados desde o 6ano até o terceiro ano do ensino médio.

Um número bastante expressivo em relação ao estado do Paraná.

Olimpíada Brasileira de Química Júnior 

A OBQjr acontece todos os anos e em 2020, em função da pandemia seu formato foi totalmente online.

Na primeira fase foram classificados sete alunos, dois do oitavo ano e cinco do nono ano, que aguardam a segunda fase. 

Dia da Família 

Visando trazer as famílias para o colégio e acolhê-las, dando-lhes suporte na educação dos filhos e proporcionar um momento de reflexão e integração entre pais e filhos, alunos e professores.

São desenvolvidas palestras, passeios e momentos lúdicos, com objetivo de ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos.

Realizamos o encontro de pais com Equipe Pedagógica para discutir a problemática em torno da faixa etária vivenciada pelos filhos, buscando contribuir no processo ensino aprendizagem e de relacionamento interpessoal e social de nossos alunos.

Passeios Pedagógicos 

Em cada série, de acordo com o conteúdo a ser estudado, os professores promovem com os alunos diversas atividades que trabalham a convivência humana e ambiental, como passeios assistidos a fábricas, fazendas, planetários, centros de conservação ambiental, centros de pesquisa, pontos turísticos da cidade, museus, exposições artísticas e outros, no qual os alunos trabalham em equipes e exercitam os conceitos de amizade, respeito e cooperação. Aliando o conhecimento à prática.

Pastoral Escolar 

O colégio promove trabalhos filantrópicos com o intuito de contribuir com entidades assistenciais.

Alunos, pais, professores e funcionários unem-se para desenvolver projetos solidários, como campanhas de doação de agasalhos e alimentos, trabalhos voluntários em creches e cursos para a comunidade, numa tentativa de transformar o aluno em cidadão consciente da realidade do país e capaz de agir no contexto da sociedade em que vive. 

Natal Solidário e Amigo Secreto Solidário 

Todos os anos o Colégio Diocesano Leão XIII, ao término do ano letivo, convida a todos os alunos para confeccionarem uma cesta de natal com doces, bolachas, panetones e produtos de higiene pessoal, para serem entregues nos asilos de nossa cidade.

E o projeto Natal Solidário vai além da confecção das cestas, pois o mais importante é o dia em que nossos alunos, professores e funcionários vão entregar as cestas aos idosos sendo uma rica oportunidade de partilha, onde se estabelecem relações afetivas.

Há também o envolvimento na arrecadação de brinquedos e roupas para crianças carentes de diversas regiões da cidade. 

Páscoa Solidária

O projeto Páscoa Solidária surgiu da necessidade de despertar em nossos alunos o prazer em doar algo a alguém espontaneamente sem esperar recompensa por isso.

Apenas perceber que seu ato de solidariedade foi responsável pela alegria de muitas crianças carentes, que puderam ter uma páscoa mais feliz.

De acordo com o tema da Campanha da Fraternidade, montamos um mural onde cada aluno, pai, funcionário, professor, voluntariamente, é convidado a tirar uma figura onde estará uma sugestão do que ele poderá trazer: bala, pirulito, bombom, etc.

Costurando Ideias

Projeto que envolve os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio na disciplina de Literatura.

O intuito do projeto é trazer para os palcos obras literárias trabalhadas ao longo do ano das aulas de Literatura.

Peças teatrais são encenadas pelos alunos promovendo uma interação do público com as obras do universo literário que fazem parte das nossas vidas e mexem com a nossa imaginação.

Crescer com Alegria e Fé

Nas aulas de Ensino Religioso da escola promovemos a educação para a espiritualidade, cultivo de valores humanos, valorização das diferenças, respeito às outras tradições religiosas e prática da fraternidade.

Por meio de um livro direcionado às famílias, este projeto visa integrar família e escola apresentando a síntese dos trabalhos desenvolvidos nas aulas e atividades/dinâmicas para serem realizadas em família. Seu objetivo é fortalecer o desenvolvimento de valores humanos em família com intuito de promover uma educação integral formando pessoas melhores que construirão um mundo melhor.

Noite Literária 

Neste projeto, o aluno desenvolve sua sensibilidade e criatividade, através da representação da história lida, e pode ter uma melhor compreensão do que seja a literatura e a produção literária.

O contato com textos da grande literatura (Internacionais, nacionais regionais e locais) estimula os exercícios de criação, e estes propiciam um acesso mais profundo às obras literárias e ampliam consideravelmente a capacidade de expressão escrita dos participantes.

A adaptação e a interpretação cênica de obras literárias aproximam os alunos da linguagem do palco e da experiência da representação teatral. Os alunos em grupos encenam peças teatrais, poesias, músicas, etc.

Tire suas dúvidas e conte
sempre conosco!