Curso Acompanhante ao Idoso

APRESENTAÇÃO

O Curso de acompanhante de Idosos tem a duração de quatro meses, é ofertado no período noturno e  é voltado a alunos maiores de 18 anos com ensino médio completo ou incompleto. Os alunos contam com salas de aula equipadas com multimídia, biblioteca com acervo atualizado, ampla Área de convivência e professores altamente qualificados e com vivência de mercado, além de contar com toda a estrutura disponível do Colégio Diocesano Leão XIIII.

OBJETIVO

O aluno que decide fazer o curso de  acompanhante de idosos estudará sobre a sua postura, direitos do idoso, processo de envelhecimento e rotinas de cuidados com o idoso, saúde, ambiente, entre outras disciplinas indispensáveis para o cuidado com o idoso.

CRONOGRAMA

Iní­cio: 21/08/2017
Término: 06/12/2017

HORÁRIOS DE AULAS

Tempo: 80 horas
Segundas e Quartas, das 19:00 às 22:15

INVESTIMENTO

4 vezes de R$200,00
**Material Incluso na metodologia do professor**

PERFIL PROFISSIONAL

Cuidando diretamente de idosos, este profissional deve ter a perceção quanto à  dificuldade motora, de comunicação e de alimentação. O profissional deve ter tranquilidade para que o servirão prestado tenha qualidade e seja humanizado. O profissional deve ter um olhar abrangente atendendo as necessidades do idoso na sua totalidade.
Pré Requisito: Ensino Médio Completo (Obrigatório)

MERCADO DE TRABALHO 

O Curso de acompanhante de Idosos  capacita pessoas aptas a atuar no contexto das Clí­nicas, Hospitais, Centros de Saúde e atendimento domiciliar, em todas as especialidades. Assim, dispõe de um vasto campo de atuação, que engloba instituições de saúde públicas e privadas.

DISCIPLINAS (conteúdo)

Sobre os espaços públicos e privados compartilhado pela pessoa idosa. Condições das vias e do transporte coletivo e da acessibilidade. Mobilização, transporte e reabilitação; organização do ambiente; reconhecimento das situações de riscos e prevenções de acidentes.
Estruturas e funcionamento do corpo humano; alteração de cada sistema no processo de envelhecimento.
Importância das atividades físicas. Atividades fí­sicas e posturais; atividades recreativas; desenvolvimento de talentos e novas habilidades.
Sobre atividades ocupacionais,  laborarias diárias e sua função para a manutenção da saúde fí­sica e mental.
Sobre as conquistas do estatuto do idoso, seus diretos e cidadania. Programas e políticas públicas para o idoso; rede de proteção e atendimento; legislação.
Princípios básicos de higiene pessoal e ambiental. Primeiros Socorros. Medidas profiláticas e imunização. Hábitos culturais do cuidado com a saúde; desenvolvimento de técnica de higiene tanto para o saudável quanto para o acamado. Estí­mulo e orientação para o auto cuidado. Técnicas de conforto. Cuidados com medicamento.
Histórico do Envelhecimento Humano; conceitos de gerontologia; teorias do envelhecimento; epidemiologia; avanço cientí­fico-tecnológico na Área médica e social; processo saúde-doença.
Grupos de alimentos e suas funções no organismo. Higiene, conservação e acondicionamento dos alimentos. Hábitos alimentares. Manipulação, preparo e oferta de alimentos. Diferentes tipos de dietas.
Conceitos sobre patologias agudas e clínicas mais comuns nos idosos. Sinais e sintomas de cada patologia. Encaminhamento para servidão de saúde, acompanhamento e apoio nos cuidados.
Determinação social do processo saúde/doença; ecossistema; necessidades humanas básicas; cadeia epidemiológica das doenças; sistema imunológico; higiene e profilaxia.
Elaboração de projetos sociais, modelos de projetos, elaboração de relatórios e instrumento de pesquisa; utilização de dados secundários, desenvolvimento de projetos em comunidade e instituições.
Aspectos psicológicos do envelhecimento; fases do crescimento e desenvolvimento humano; sexualidade; relacionamento interpessoal; política nacional de saúde mental; estrutura da personalidade; depressão, ansiedade e estresse psicossocial; a vivência da sexualidade na velhice; violência e maus tratos; relações sociais e estruturas familiares; comunicação.
O envelhecimento, a longevidade e a qualidade de vida da pessoa idosa. Alterações decorrentes do processo de envelhecimento normal, doenças crônicas e situações peculiares aos idosos.
Estuda a intervenção de enfermagem através do processo de educação em saúde, com enfoque no auto cuidado. Proporciona uma reflexão sobre os determinantes biológicos, sociais, políticos e econômicos que interferem na realidade da terceira idade. Sobre conhecer o processo de envelhecimento humano, prevenindo doenças, promovendo e mantendo a saúde do idoso, retardando e minimizando as consequências patológicas e dirimir as sequelas.
Noções básicas sobre composição e dosagem de medicamentos comuns aos idosos.
Envelhecimento: uma experiência individual; alterações decorrentes do envelhecimento; alterações emocionais; aspectos psicológicos e neuropsicológicos do idoso; quadros de depressão e demência no Idoso.
Com o objetivo de acompanhar e apoiar o idoso em suas atividades da vida diária, identificando interesses e gostos e propondo atividades prazerosas, de relaxamento e entretenimento, que respeitem sua individualidade e privacidade e incentivem sua autonomia e independência. Realizar e/ou auxiliar os idosos em suas atividades da vida diária, estimulando o autocuidado, provendo necessidades de higiene pessoal e do ambiente, preservando a sua saúde e a do ambiente. Promover adaptações ambientais e atividades físicas que facilitem a mobilidade do idoso, considerando o declínio funcional nos aspectos fisiológicos e patológicos no processo de envelhecimento.

Pré-inscrição

 

Verificação

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